terça-feira, 22 de junho de 2021

Sem Textão: Lemmy não era apolítico!


 

Por Vitor Franceschini

 

Em meio a discussões políticas calorosas que nos deparamos hoje em dia nas redes sociais é muito comum vermos como as pessoas interpretam errado um texto, uma conotação e, obviamente, as palavras. Antes fosse somente nestas discussões, pois sabemos que o índice de analfabetismo funcional no Brasil é gritante.

No meio do Rock / Metal não é diferente. A polarização é igual e em meio a isso, temos muitos dos que se consideram (ou são considerados) isentos. E aí está feita a confusão. Isenção ainda é uma forma de posicionamento e se o sujeito que se diz tal bate no peito para dizer que é ‘apolítico’, ele está muito enganado.

O apolítico não fala de política, não entra em discussões, enfim, tem aversão ao assunto. E, neste meio em que estamos inseridos, muitos costuma citar o ‘deus’ Lemmy Kilmister, eterno mentor e líder do Motörhead, como exemplo de sujeito apolítico para justificar suas opiniões. Mais um ledo engano.

A começar que Lemmy era um colecionador assíduo de mobília e objetos da II Guerra Mundial, o que é um grande interesse por política e suas consequências. Em segundo lugar, que Lemmy sempre estava opinando sobre a sociedade e os políticos. Mesmo com críticas pesadas, mostrar conhecimento sobre o que se está falando e apontar os dedos, mostrava que Mr. Kilmister se interessava pelo assunto, apesar de odiar os políticos, como muitos sabem.

Aliás, Ian Fraser Kilmister (seu nome original), até defendeu alguns destes políticos que tanto odeia, como pode ser visto nesta matéria do site Rock Dissidente. Em resumo, ele dá sua opinião sobre Barack Obama e o Partido Repúblicano dos EUA, mostrando certa visão progressista.

Mas, isso não vem ao caso. O texto aqui é para mostrar que há muita diferença entre ‘isenção’ e ‘apolítico’. No entanto, é bom o pessoal que vive ‘tirando o da reta’ na hora de se posicionar, entender que a partir do momento em que se discute, debate e dá uma opinião política, você derruba o argumento de ser ‘apolítico’. No, mais, é bom lembrar que a política está em tudo, até no click que você deu para ler esse texto.

 

 Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. É progressista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário