quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Frost Despair – “The God Delusion” – 2011 – Independente (Nacional)

Os gauchos do Frost Despair estão na ativa desde 2009 e o EP “God Delusion” é o seu primeiro registro fonográfico. A banda investe em um Symphonic Black Metal carregado de peso, melodia e clima soturno, às vezes vampiresco. Se você pensou em nomes como Dimmu Borgir e Cradle Of Filth como influências, acertou.

Logicamente que, assim como toda banda, o Frost Despair tem suas próprias características, e isso se evidencia nos belos arranjos de teclados e sintetizadores que, além de encorpar, não tira o peso das músicas em momento algum. Agammenom, o responsável pelo piano e orquestração acertou em cheio.

Apesar do clima melancólico e da alternância de vocais rasgados/guturais de Odommok e o lírico feminino de Narya, o som do grupo só deixa alguns resquícios de Gothic Metal e não descamba de vez para a mescla de estilos.

O trabalho de guitarras de Galamoth e Lair Raupp mostra um grande conhecimento na execução de riffs típicos e solos com boa melodia e muito bem encaixados. A cozinha não poderia ficar de fora e faz seu papel com maestria, sendo que o baterista Anderson Ribeiro utiliza muito bem os bumbos duplos e Rodrigo Marques ajuda a enfatizar o peso com suas linhas de baixo.

Sem dúvidas os destaques ficam por conta de Splendor War, Dark Bachiana e The Final Breath, a trinca final do álbum antes da instrumental At The Gates. A produção a cargo da banda ajudou bastante, assim como a bela arte gráfica a cargo do já renomado Marcelo Vasco. A única ressalva: a introdução com quase 5 minutos foi totalmente desnecessária.

8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário