sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Rebotte – “Insurgência”

(2016 – EP – Nacional)
                                        
Independente

“Insurgência” é aquele tipo de trabalho que, além do seu conteúdo, tudo o que o circunda mostra que tanto faz a língua cantada pela banda. Explicando melhor, a embalagem digipack, a arte gráfica, a produção sonora e enfim o conteúdo do álbum, fazem com que o fato de a banda cantar em português a distancia do exterior soe pífio.

Não é uma indagação na linha ‘complexo de vira-lata’, mas um fato. Outra coisa que passa batida devido a qualidade do conjunto da obra é o fato de a banda contar com uma ‘frontwoman’ que destila vocais urrados e rasgados da forma mais raivosa possível, mostrando uma versatilidade tremenda.

E tudo isso não é desmerecer as outras qualidades mencionadas, mas sim notar que a banda se preocupou com o ‘todo’. Sua sonoridade atual traz um peso absurdo, mas uma agressividade ainda maior com elementos que vão do Thrash Metal, passando pelo Groove Metal e até Death Metal, este último em doses mais homeopáticas.

Se utilizando de uma sonoridade mais intensa do que melódica, riffs em doses elevadas e andamentos quebrados dão a tônica das músicas, que contam com samples na media certa e uma cozinha potente com um baixo que se desprende de linhas comuns e bateria precisa.

A produção sonora a cargo de Rogério Oliveira é acima da média e foge um pouco dos padrões ‘excesso de modernidade’, além de se encaixar perfeitamente com a proposta da banda. As letras abordam a realidade com temáticas de certa forma positivas e incentivadoras. Positiva, aliás, como a estreia. Muito bom!


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário