quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sonata Arctica – “The Ninth Hour”

(2016 – Nacional)
                                         
Shinigami Records

O Sonata Arctica nunca deixou a raiz pop, de que alguns de seus fundadores se originaram, de lado. Mesmo quando surgiram apostando na simples fórmula do Power Mertal, aliando velocidade, bumbos duplos, guitarras rápidas e vocais agudos, o grupo sempre flertou com o lado mais comercial e primou pela sua identidade própria.

Sempre tentando reciclar seu som adicionando novos elementos, a banda conquistou seu espaço no cenário mundial, mantendo certos ingredientes de sua música, porém deixando a simplicidade do Power Metal uma tanto quanto de lado nos últimos tempos.

“The Ninth Hour”, nono trabalho do grupo (como o nome denuncia), talvez seja o disco mais versátil da banda, servindo como uma retrospectiva dos 17 anos de carreira do grupo. Afinal, temos canções aqui que transitam pelo Rock, Hard Rock e Power Metal, tudo com aquela veia pop tão comum na sonoridade da banda.

Isso, claro, se reflete na variação rítmica das composições que contam com grandes camadas de teclados, que a tornam ainda mais acessíveis. As guitarras aparecem um pouco mais tímidas que nos discos anteriores, porém a pegada da cozinha e as linhas de baixo trazem uma pequena dose de peso que caiu bem às faixas.

Pode se dizer que “The Ninth Hour” é um dos discos mais ‘mornos’ e ‘leves’ da banda, o que não pode soar pejorativo, afinal há qualidade nas composições que soam bem equilibradas entre si. A versão nacional traz uma bela embalagem digipack, que por sinal conta com uma das melhores capas da banda, além de um bônus para um cover do Bryan Adams, isso mesmo!


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records