quarta-feira, 31 de maio de 2017

Final Coil – “Persistence of Memory”

(2017 – Importado)
                                  
Wormholedeath Records

Formado na Inglaterra por Phil Stiles (vocais, guitarras, sintetizadores e afins), Richard Awdry (guitarra, programação e afins), Jola Stiles (baixo e flauta) e Tony ‘Ches’ Hughes (bateria e programação), o Final Coil faz uma releitura interessante das bandas do início dos anos 90 (principalmente as de Seattle), agregando Post Rock e o Rock Progressivo setentista.

“Persistence of Memory” apresenta guitarras ora bem pesadas, ora cheias de ‘reverbs’, efeitos e ‘loops’ (característica de bandas de Post Rock) solos melodiosos e ‘gilmourianos’. A harmonia entre baixo e bateria sustenta e abre os espaços para o preenchimento e sobreposição das guitarras. Fazendo uma analogia com o futebol, é aquele time no qual defesa, meio de campo e ataque são coesos e trabalham para o coletivo, sem depender de apenas um craque, que se destaca dos demais (risos).

Os vocais, em certos momentos, devido às dobras e timbres, lembram muito o Jerry Cantrell do Alice in Chains, acrescidos de melodias a à la Ghost. Logo na primeira faixa, a semelhança com o Cantrell é espantosa! Se foi de propósito (em forma de tributo e/ou menção), apenas a banda pode responder (risos). Mas que parece... parece! Não que haja algum problema, pois, as influências estão em todos os lugares e são atemporais

Um álbum agradável, que conseguiu juntar, instrumentalmente falando, referências diversas a camadas de vocais bem edificadas. Faixas: 1. Corruption 2. Dying 3. Alone 4. You Waste My Time 5. Myopic 6. Failed Light 7. Spider Feet 8. Lost Hope 9. Moths To The Flame 10. In Silent Reproach 11. Alienation.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records