quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Exterminator – “Total Extermination”

(1987 – 2017 – Relançamento – Importado)
                                 
Greyhaze Records

A gravadora norte-americana Greyhaze Records não para de relançar trabalhos icônicos do Metal extremo nacional da década de 80 e início da de 90, como já fez com Sarcófago, Mystifier, Sextrash, etc. Porém, sem dúvidas “Total Extermination” é o disco mais obscuro relançado até então.

Oriunda da famigerada Belo Horizonte/MG, o Exterminator foi uma banda que surgiu e sumiu às pressas, tendo esse registro como única recordação. “Pra ajudar”, o trabalho foi lançado em pouquíssimas cópias na época, o que reforçou a motivação em relançá-lo com uma capa censurada (a original continha suásticas e tiveram que ser removidas por lei).

O disco traz uma sonoridade voltada para o Thrash e o Black Metal, algo bem típico das bandas “brazucas” da época, com aquela característica típica e uma inocência sem tamanho. O trabalho é mal gravado e executado, mas tem aquele atrativo típico que só os grupos nacionais dessa época possuem.

Com timbres toscos de guitarra e um baixo executado direto, o destaque fica pra bateria que se mostra até que bem variada para os padrões. É interessante notar que a banda quando canta em português traz letras politizadas voltadas à sociedade trabalhista, mostrando que temos motivos pra protestar desde sempre.

O trabalho soará totalmente indigesto aos headbangers mais novos, acostumados com superproduções, mas será um alento aos mais saudosistas, sem contar que soa mais interessante a cada audição. “Total Extermination” pode não ser um clássico absoluto de uma época áurea do Metal brasileiro, mas é uma parte histórica interessante e que marcou seu lugar na cena. O relançamento saiu em vinil preto e colorido.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records