terça-feira, 26 de novembro de 2019

Amon Amarth – “Berserker”


(2019 – Nacional)

Hellion Records

Quem assistiu ao DVD “The Pursuit of Vikings: 25 Years in the Eye of the Storm” (2018 – lançado e em catálogo pela própria Hellion Records) viu em um dos disquinhos um documentário que mostra que o Amon Amarth é composto por fãs de Metal, acima de tudo. Principalmente na figura do guitarrista Olavi Mikkonen, colecionador de itens e adorador do Metal clássico.

Talvez isso explique de vez a sonoridade da banda, que mescla o Death Metal com muita coisa do Heavy Metal tradicional, além de doses extras de melodias e arranjos épicos. Pois bem, seria natural que os ‘vikings do Metal’ chegassem neste patamar, musicalmente falando.

Afinal, mesmo mantendo todas as características que fizeram da banda o que são hoje, encontramos cada vez mais um Amon Amarth mais lapidado e polido. Obviamente que, além de irritar muitos puritanos, a banda soa mais acessível, mas dizer que a música do quinteto perdeu qualidade é insanidade.

Apenas temos um instrumental mais focado no Metal tradicional, com veias épicas e a melodia que sempre utilizaram. Fato constatado nas guitarras versáteis e cheias de bases sólidas de Mikkonen e Johan Söderberg, onde mostram uma coesão impressionante e precisão nas palhetadas, além de utilizar bem os solos.

Johan Hegg se aperfeiçoa cada vez mais com suas linhas urradas inteligíveis, sempre abordando contos vikings que, desta vez é inspirado nos berserkers (guerreiros nórdicos conhecidos por suas fúrias incontroláveis e devoção a Odin) e as histórias / mitos de suas batalhas.

A produção de Jay Ruston (Anthrax, Stone Sour, Killswitch Engage, etc) é outro ponto forte, trazendo naturalidade com timbres impecáveis em um repertório com várias faixas postulantes a clássicos, como Fafner's Gold, Crack the Sky, Mjölner, Hammer of Thor, Valkyria, Ironside e Into the Dark. A versão nacional vem em slipcase e com mini-pôster.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário