terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Apto Vulgar – “Sistema Não Operacional”


(2017 – Nacional)

Independente

O Apto Vulgar está desde 2012 atormentando (no bom sentido) as famílias de bem e contestando os bons costumes do brasileiro. “Sistema Não Operacional” é o seu segundo disco e traz a proposta inicial da banda, que é fazer um Hardcore violento e agressivo.

Sim, se o leitor imaginou que os caras impõem aquela veia metálica em sua música, acertou. Aliás, a própria banda não nega essa influência. Fato é que Bonzo (vocal), Dorg (guitarra), Rafael Marcondes (baixo) e Luciano Leres (bateriam) trilham diverso caminhos.

Sua música é difundida por diversas paragens do underground. Claro que o foco principal é o Hardcore, mas o Apto Vulgar traz muito do Thrash Metal, flerta até com o Crust e bebe bastante da fonte do Punk Rock, principalmente sua cozinha simples, porém precisa e coesa.

Óbvio que a agressividade imposta pela banda é imensa, mas o que a guitarra destila de riffs raivosos não está escrito. E a mesma possui um timbre sujo, bem safado, que deixa o som da banda ainda mais odioso. Tudo com letras em português, distribuindo na cara dura temas como caos social e ideológico que vivemos, principalmente hoje em dia (e olha que o disco foi gravado em 2017).

Sistema Nervoso, Melhor e Euforia são faixas que chamam atenção, mas o equilíbrio entre as oito faixas do disco é grande (ainda há uma bônus). Tudo com produção de Diego Xavier, masterização de Cassio Zambotto, que atingiu um nível de acordo com o que a sonoridade da banda pede. Forte!


8,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário