segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Nile – “In The Begginning”


(1999 / 2019 – Relançamento – Nacional)

Hellion Records

Os fãs mais ardorosos do Nile sabem que este trabalho, que já completa vinte anos de seu lançamento, se trata do EP “Festivals of Atonement” (1995) e da segunda demo da banda, “Ramses Bringer of War” (1996). É um material muito interessante, que mostra o Nile iniciando a moldagem de seu Death Metal.

O Nile sempre foi peculiar com seu Death Metal, abrangendo temáticas egípcias, também se usou de alguns elementos da música do oriente médio, incluindo arranjos. Isso já se despontava nos trabalhos, principalmente na demo. Seu som já variava bastante de andamento com viradas típicas do estilo.

Em “Festivals of Atonement”, o guitarrista Karl Sanders, o mentor da banda, dividia suas linhas vocais com o baixista Chief Spires. Completava o time o baterista Pete Hammoura. Densas, as composições em alguns momentos beiravam o Doom Metal e já se alongavam, como se tornou praxe nos posteriores discos da banda.

A demo “Ramses Bringer of War” traz a banda mais visceral e apostando num Death Metal mais dinâmico. Aqui houve a adição de mais uma guitarra, na ocasião comandada por John Ehlers, músico que só gravou este trabalho. Aqui a temática egípcia vem ainda mais forte, assim como a musicalidade mesclada com um Death Metal ríspido na faixa título.

“In The Begginning” é praticamente um álbum, com a vantagem (ou não) de mostrar a banda em diferentes ‘timings’ e/ou gravações. O trabalho foi relançado várias vezes, mas essa é a primeira vez que o disco sai em território nacional, o que é mais um marco para nosso cenário.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário