quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Quilombo – “Itankale”


(2019 – EP – Nacional)

Poluição Sonora Records

O Quilombo é formado por Allan Kallid (guitarra e baixo) e Panda Reis (bateria e vocal), ambos integrantes do tradicional grupo de Death Metal Oligarquia. Porém, mesmo mantendo o pé no Metal extremo, no próprio Death Metal, o negócio aqui flerta seriamente com o Grindcore e tem doses de Hardcore.

A proposta musical é bem clara, com muita sujeira no instrumental. As bases de guitarras são ríspidas, agressivas, com poucos solos, que aparecem mais como uma sustentação mesmo. Enquanto isso a cozinha segue com um baixo direto e uma bateria bem explorada, inclusive com incursões de percussão que incorpora arranjos de música africana.

O negócio funcionou, afinal, os temas do Quilombo giram em torno da história do povo da África que foi escravizado pelo mundo. Então, ancestralidade, história e filosofia oriundas do continente são contados aqui. As letras são em português, o que dá mais ênfase ainda na mensagem que o Quilombo quer passar.

Todas as músicas têm uma introdução com alguma canção de origem negra, desde coros tribais e religiosos, passando pelo Blues e até pelo reggae. Essa ideia foi maravilhosa, inovadora e inusitada, mostrando que o conteúdo é levado a sério. O Quilombo e sua proposta merecem atenção, afinal, não se trata somente de música de qualidade, mas de arte e história.


8,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário