terça-feira, 27 de abril de 2021

Amorphis – “Silent Waters”

(2007 / 2021 – Relançamento – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


Oitavo disco dos finlandeses do Amorphis e segundo disco com o vocalista Tomi Joutsen, “Silent Waters” chegou em um momento em que a banda estava se recompondo e seu novo cantor já se sentia mais em casa, mostrando todo seu talento que só evoluiu desde então.

O disco mostra-se rico em arranjos, e mantendo a sonoridade que o Amorphis vinha abordando desde o polêmico “Tuonela” (1999), quando descobriu sua verdadeira identidade e a intensificou, baseando sua música numa mescla de Progressivo, Gothic e Doom Metal.

O Death/Doom de outrora ficou cada vez mais distante, com linhas vocais limpas frequentes e os guturais cada vez mais esporádicos. “Silent Waters” segue essa linha e é um trabalho bem sentimental, com melodias comoventes e uma sonoridade suave na maioria dos momentos, com o peso mais contido.

O disco traz em sua temática, poemas do finlandês Pekka Kainulainen, que os escreveu com base no personagem de Lemminkäinen no Kalevala. Para quem não sabe, Kalevala é a epopeia nacional da Finlândia, e o Amorphis baseou e baseia diversos de seus temas nisto.

Em uma discografia com trabalhos marcantes e clássicos, “Silent Waters” se sai muito bem, pois segue uma proposta que angariou diversos fãs pelo mundo. Tanto que o álbum ganhou disco de ouro na Finlândia em 2008 pela marca de quinze mil cópias vendidas, algo que hoje em dia é expressivo, ainda mais em um país de pouco mais de cinco milhões de habitantes.

 

http://www.amorphis.net/

https://www.facebook.com/amorphis

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário